Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

sexta-feira, 12 de abril de 2013

IR 2013: como declarar doações de dinheiro e carro à minha esposa?

Na ficha “Doações Efetuadas”, você deverá informar: o valor de 10 mil reais no código "80 - Doações em espécie”, com o nome completo e CPF de sua esposa; e o valor de 20 mil reais no código "81 - Doações em bens e direitos", também com o nome completo e CPF de sua esposa.
Já na ficha "Declaração de Bens", no item correspondente ao veículo doado, informe na coluna discriminação, após a descrição do veículo, que o carro foi doado para a sua esposa (nome completo e CPF), com a data e o valor da doação. Na coluna "Ano de 2011", repita o valor informado na declaração do ano passado, e na coluna "Ano de 2012", informe "zero".
Sua esposa deverá declarar, na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, linha 10, o nome e o CPF do doador e o valor total recebido por doação de 30 mil reais.
Na ‘"Declaração de Bens", ela deverá abrir um novo item, no código 21, discriminando o carro recebido por doação, nome e CPF do doador, data e valor da doação. Ainda na coluna discriminação, ela deve informar que o veículo foi vendido para a concessionária (nome e CNPJ), informando também a data e o valor da venda.
Ainda na "Declaração de Bens", sua esposa deverá abrir outro novo item, código 21, discriminando o veículo adquirido, em quantas parcelas foi financiado, a data, o valor da compra, os dados da concessionária (nome e CNPJ) e o valor total da entrada e das parcelas pagas em 2012. Na coluna “Ano de 2011” informe zero e na coluna “Ano de 2012” informe o somatório da entrada mais parcelas pagas.(Fonte:Exame.com)

Um comentário:

  1. Ola', boa noite!
    Meu marido me enviou dos Estados Unidos mais ou menos 22 mil reais em 2012, depositados em minha conta corrente. Ele usou uma agencia de transferencia de dinheiro nos EUA.

    Ele mora nos Estados Unidos, pois e' cidadao americano. Eu morava no Brasil em 2012, pois estavamos noivos (atualmente estamos casados).

    Ele enviou esse dinheiro para me ajudar a pagar um emprestimo que eu tinha no banco e para me ajudar na compra da minha passagem de aviao e do transporte de nossos gatos para os Estados Unidos, pois eu me mudei em novembro pros EUA.

    Gostaria de saber como declarar esse dinheiro?

    Agradeco se voce puder me ajudar.
    Erica

    ResponderExcluir