Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

sexta-feira, 30 de abril de 2010

ATIVIDADE ACADÊMICA - CURSO DE DIREITO DA FACULDADE METROPOLITANA DE BLUMENAU


No dia 29 de abril, acompanhamos o Turma DIR-29 (Equipe 1), integrante do Curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Blumenau - FAMEBLU (Grupo UNIASSELVI) em visita técnica ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, à ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - Seccional Santa Catarina, e à Superintendência da POLÍCIA FEDERAL, todos órgãos sediados em Florianópolis.

Participaram da atividade acadêmica, juntamento conosco, a Profª. Maria Teresinha Erbs e o Prof. Honório Nichelatti Jr.

Na OAB/SC, primeira instituição a ser visitada, o grupo foi recebido pelo seu presidente, Dr. Paulo Borba, que fez questão de recepcionar a todos em seu gabinete, ocasião em que conversou com os acadêmicos sobre as importantes conquistas da OAB em geral e, também, da Seccional especificamente. Após, no auditório da instituição, os alunos e professores acompanhantes assistiram a um vídeo institucional que apresenta todos os relevantes aspectos da atividade da instituição no Estado.

Da OAB/SC o grupo se dirigiu à Superintendência da Polícia Federal, sendo recepcionado pelo Dr. Hildo Rosa, que explanou sobre as atividades da Polícia Federal e das carreiras profissionais existentes nos órgãos, bem como sobre as expectativas em relação à segurança do cidadão em Santa Catarina e no país. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer açgumas das instalações da Superintendência, com destaque para a sala de exercícios de tiro, aonde receberam explicações sobre o armamento curto e longo utilizado pelos agentes da PF em suas operações, e circunstâncias em que podem vir a ser utilizados.

A parte da tarde do dia 29 foi dedicada integralmente à visita ao TJ/SC. O grupo conheceu algumas das instalações, com especial destaque para o salão do Tribunal Pleno, onde foram recepcionados pelo Diretor Judiciário e assistiram à palestra da servidora Tatiana acerca da composição e funcionamento do Tribunal e do Poder Judiciário Catarinense.

Ato seguinte, todos foram calorosamente recebidos pelo Desenmbargador Vanderlei Romer em seu gabinete. O Des. Romer, presidente do Conselho Gestor de Tecnologia da Informação do TJ/SC conversou com os acadêmicos sobre as inovações tecnológicas que estão sendo implantadas pelo tribunal, tais como o peticionamento eletrônico e a atualização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

Na sequencia deste encontro, os acadêmicos e professores, dividos em grupos, assistiram às sessões de julgamento das Câmaras Civis e Criminais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário