Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

IPTU e IPVA: veja dicas para pagar os impostos e continuar com o bolso em dia


IPTU e IPVA são os tributos a ficar de olho no começo do ano.

O mês de janeiro chegou e, com ele, chega também a hora de planejar as finanças do início de 2012, evitando um endividamento logo no começo do novo ano. Quem programa o pagamento dos impostos com cuidado e atenção dificilmente vai ter problemas com o bolso no decorrer dos outros meses. Veja algumas dicas para começar 2012 com o pé direito e as contas em ordem:

IPTU
O Imposto Predial e
 Territorial Urbano (IPTU) é o imposto constituído sobre a propriedade urbana. A taxa total pode ser dividida em carnês que chegam logo nos primeiros meses do ano e permitem descontos quando quitados à vista. Porém, esse benefício do pagamento à vista só vale mesmo a pena quando o desconto é maior do que 8%. Quando for menor que isso, o parcelamento total do imposto é a melhor saída para não se endividar e continuar em dia. Para saber sobre IPTU parcelado ou valor do desconto à vista para a quitação do imposto, procure a prefeitura da sua cidade.

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo estadual cobrado anualmente e os prazos de cobrança e valores variam de acordo com cada unidade da federação. Alguns Estados dão desconto maior para o contribuinte que quitar o imposto à vista e é possível consultar informações sobre o desconto na página da Secretaria da Fazenda.

O contribuinte que não pagar o IPVA 2012 não consegue quitar o licenciamento do veículo, que também é cobrado anualmente, e a falta de pagamento desta taxa implica em apreensão do veículo. Alguns veículos não estão sujeitos ao IPVA, mas a isenção depende da legislação de cada Estado. Geralmente, os veículos mais antigos estão livres, mas o motorista deve checar a data de fabricação a partir da qual os automóveis não precisam pagar o IPVA. Alguns Estados também concedem abatimento do tributo para carros roubados. O IPVA atrasado pode ser regularizado, junto ao Detran de cada estado.
(Fonte:Redetv.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário