Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Para os brasileiros, os impostos são muito elevados e cresceram bastante nos últimos anos


A população brasileira considera a carga tributária demasiadamente pesada no País.

Para 87% dos entrevistados, os impostos são “elevados” ou “muito elevados” e apenas 7% consideram o valor “adequado”.

Esse percentual aumenta significativamente para faixas de renda e de escolaridade mais altas. Na faixa mais elevada de renda familiar (acima 10 de salários mínimos), 97% dos entrevistados consideram os impostos “muito elevados” ou “elevados” e apenas 2% os consideram “adequados”.

Em termos regionais, o sentimento de que os impostos são elevados é mais disseminado no Sudeste: Entre os entrevistados residentes nessa região, 51% consideram os impostos “muito elevados” contra 32% no Nordeste. Considerando o somatório das respostas “elevados” e “muito elevados”, chega-se a 91% na Região Sudeste contra 77% na Região Nordeste.

Além de questionados sobre a carga tributária atual, os entrevistados também foram indagados a respeito da evolução dos impostos no Brasil nos últimos anos. Para 79%, há a percepção de que os impostos “aumentaram muito” ou “aumentaram um pouco”; 12% acham que eles “nem aumentaram, nem diminuíram”. Apenas 3% acham que os impostos “diminuíram um pouco” e nenhum entrevistado optou por “diminuiu muito”.

Brasileiro associa má qualidade dos serviços de saúde à má gestão dos recursos públicos

Como visto anteriormente, a maioria dos brasileiros acredita que o governo já arrecada muito e não precisa aumentar mais os impostos para melhorar os serviços públicos. Defrontados com a frase “A baixa qualidade dos serviços de saúde deve-se mais à má-utilização dos recursos públicos do que à falta deles”, 63% dos entrevistados “concordam totalmente” com a afirmação e 18% “concordam em parte”. Apenas 9% dos entrevistados discordam, em parte ou totalmente, dessa afirmação.
Entre os entrevistados com faixa de renda superior a 10 salários mínimos, o percentual dos que concordam total ou parcialmente com a afirmação chega a 93%. Outro grupo de destaque são os residentes das regiões Norte e Centro-Oeste, onde o percentual dos entrevistados que concordam total ou parcialmente é de 91%.
(Fonte: CNI-IBOPE - pesquisa completa disponível em www.cni.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário