Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Brasil oferece o pior retorno em benefícios em comparação à alta carga tributária


Entre os 30 países que têm a maior carga tributária, o Brasil é o que oferece o pior retorno em benefícios à população em serviços como educação, saúde, saneamento, infraestrutura e outras responsabilidades do governo. O cálculo do Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes), realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que os brasileiros são os que veem menos retorno dos impostos que pagam.

Segundo o estudo, em 2011, a carga tributária brasileira foi de 35,13%, o IDH de 0,718 e o Irbes ficou em 135,83. Devido à arrecadação altíssima e o péssimo retorno dos valores, o País ficou atrás, inclusive, de outros países da América do Sul, como Uruguai e Argentina.

O levantamento é resultado da somatória da carga tributária, ponderada percentualmente com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). ''O IDH tem ponderação de 85% no Irbes e a carga tributária pesa 15%. Entendemos que o retorno é muito mais importante do que ter uma carga alta'', explica o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

De acordo com Olenike, mesmo nos países que têm uma carga tributária alta, se há retorno de qualidade para a população em termos de serviços, não existe reclamação sobre os impostos pagos.

''O Brasil não investe em infraestrutura e qualidade de vida para a população e isso acaba refletindo no IDH e no Irbes e, por isso, ficou novamente como último colocado'', avalia Olenike. ''Neste período não mudou nada; continua ruim, bem distante, inclusive, dos índices do 29º colocado'', acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário