Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

IMPOSTO DE RENDA 2012: hora de começar a encarar a fera


O Leão está à sua espera e o apetite dele está cada vez maior. De tudo que o brasileiro ganhou em 2010, 35,13% foram para alimentar a fera, apontam estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). E em 2011, esse percentual certamente deve ter subido, pois somente a arrecadação federal cresceu 17,77%. O contribuinte é mais ou menos como a “galinha dos ovos de ouro” das histórias infantis. O problema não é a quantidade de impostos que paga, mas sim o retorno que tem. Os países da Escandinávia são exemplo de eficiência neste ponto: cobram muito, mas dão muito retorno.

Para evitar levar a pior na encarada com o Leão, é preciso se preparar muito bem. Quase um mês, com um feriadão no meio, é prazo mais do que suficiente para juntar os documentos necessários para apresentar a declaração do Imposto de Renda. A cobrança inicia-se em 1º de março. Um dos primeiros passos é juntar os informes de rendimentos. Para isto, reúna contracheques, recibos de outras fontes de renda (aluguéis e pensão alimentícia, por exemplo), extratos de pagamentos do INSS, previdência privada e seguros. As empresas costumam apresentar um consolidado destas informações até o final de fevereiro. Cobre se elas não chegarem até você dentro do prazo.

Também junte os documentos relacionados às deduções. Isto ajuda a aumentar a restituição ou a reduzir o imposto a pagar. Fique atento a gastos com saúde (médicos, dentistas e planos de saúde). Eles podem ser deduzidos na íntegra. Gastos com educação (escola e universidade) podem ser deduzidos parcialmente. No caso das contribuições à previdência privada só valem as feitas aos planos do tipo PGBL até o limite de 12% da renda. E não se esqueça também das contribuições feitas ao INSS.

Esqueça o jeitinho

O famoso jeitinho é um traço da cultura do brasileiro. Mas com o Leão não adianta. Além de faminto, ele está cada vez esperto. Por isso, muito cuidado ao declarar os rendimentos de aluguéis e as despesas com saúde e educação. É justamente nestes pontos que a Receita aperta a fiscalização. No caso dos rendimentos com imóveis e com saúde há uma dupla checagem: as informações prestadas pelo contribuinte são conferidas com as fornecidas por quem fez os pagamentos.

Sem versão beta

Ao contrário dos anos anteriores, neste ano a Receita não deve disponibilizar a versão beta do programa gerador de declarações, que muitos contribuintes usavam para começar a fazer a declaração. A justificativa do órgão é de que não há muitas mudanças em relação aos anos anteriores.
(Fonte: ClicRBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário