Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

sexta-feira, 25 de março de 2011

CURIOSIDADE: O que o imposto tem a ver com o impostor


Quem já parou para pensar na semelhança entre as palavras “imposto” e “impostor”? Seria gratuita, casual? Não, não seria. As duas foram derivadas do verbo latino imponere, isto é, “impor, sobrepor, aplicar, encarregar de, obrigar a”, mas também “ludibriar, iludir”.

Imposto é aquilo que se impõe de forma legítima, um dever. Impostor é aquele que impõe algo aos outros sem ter o direito de fazê-lo, passando-se pelo que não é. Parentes próximos, os dois vocábulos desembarcaram em português na mesma época, no século 17, trazendo na bagagem o estranhamento semântico cultivado desde o latim: o primeiro tinha ares solenes e respeitáveis, com o significado de tributo, enquanto o segundo sempre arrastou pelos cantos sua sombra escusa como sinônimo de enganador, embusteiro, estelionatário.

A dança de atração e repulsa entre as palavras imposto e impostor pode ser encarada de duas formas opostas. A primeira é ver no caso um belo exemplo de como a origem comum não garante o parentesco semântico das palavras. A segunda é, diante da qualidade dos serviços que o governo oferece em troca dos nossos impostos, saudar a etimologia pelas verdades profundas que só ela nos permite alcançar.
(Sérgio Rodrigues, disponível em www.abril.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário