Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Fisco deve notificar mais de 12 mil em 2013 por compensação indevida

 


Fisco deve notificar mais de 12 mil em 2013 por compensação indevida

Receita vai iniciar operação contra compensações indevidas do INSS. Somente na primeira etapa da operação, mil empresas serão notificadas
A Secretaria da Receita Federal informou nesta sexta-feira (11) que já está em curso uma operação de auditoria em compensações previdenciárias consideradas "atípicas" pelo Fisco, declaradas pelas empresas por meio meio da Guia de Informações da Previdência Social (GFIP), e pela Guia de Recolhimento do FGTS.
A previsão do órgão é de que mais de 12 mil contribuintes sejam notificados no decorrer de 2013. Segundo a Coordenadora Especial de Ressarcimento, Compensação e Restituição da Receita Federal, Ana Jandira Monteiro Soares, nesta primeira etapa serão notificados aproximadamente mil contribuintes.
Aqueles que forem notificados deverão informar, por meio do e-CAC (serviço disponível na página do órgão), a origem dos créditos compensados. "Inexistindo origem comprovada dos créditos informados, a Receita Federal adotará as medidas para a 'glosa' dos créditos e a cobrança dos valores indevidamente compensados, inclusive com a aplicação da multa de 75% a 150% sobre o valor da compensação irregular", informou o órgão, por meio de nota à imprensa.
Segundo a Receita Federal, o contribuinte que cometeu algum "equívoco" no preenchimento da GFIP pode se "antecipar" à ação da Receita Federal, retificar sua declaração e pagar a contribuição previdenciária devida, acompanhada da multa de mora de 20% e dos juros calculados com base na taxa Selic. (Fonte:SRFB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário