Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

terça-feira, 24 de julho de 2012

Por que não aqui também?

Enquanto no Brasil se discute os benefícios fiscais para os organizadores e patrocinadores da Copa do Mundo e também das Olimpíadas do Rio em 2016, em Londres uma notícia surpreendeu a todos nesta quarta-feira. Quatro dos principais parceiros globais do Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciaram publicamente que decidiram abrir mão das isenções tributárias que lhes foram garantidas pelas autoridades britânicas e vão, sim, pagar impostos sobre os lucros obtidos em suas operações durante os Jogos. McDonald’s, Coca-Cola, GE e Visa renderam-se às pressões de uma série de movimentos populares, que organizaram abaixo-assinados eletrônicos e fizeram protestos contra as vantagens oferecidas às corporações.
Isenções fiscais costumam fazer parte dos pacotes oferecidos pelos governos locais para garantir o direito de sediar grandes eventos. Costumam ser alvo de uma legislação específica – como a Lei Geral da Copa que se discute no Brasil – e funcionam como uma espécie de contrapartida aos investimentos em patrocínio, que em Londres superam a marca de 1 bilhão de libras (mais de R$ 3 bilhões). Segundo documentos do COI, os benefícios atingiriam as transações realizadas em pelo menos 3,2 mil pontos de vendas nas diversas dependências olímpicas. Graças a eles, o Parque Olímpico, situado na área Leste de Londres, passou a ser chamado pelos ingleses de “o mais novo paraíso fiscal do mundo”.
Um dos principais movimentos contra as isenções partiu do grupo 38 Degrees, que reuniu mais de 150 mil assinaturas em uma campanha pela internet. Na quarta-feira, após o anúncio das quatro companhias, o site do grupo comemorou: “Está funcionando!” Mas pediu para que a campanha de assinaturas prosseguisse “para manter a pressão sobre os demais patrocinadores”. No total, o COI possui 11 patrocinadores globais e outras 42 companhias parceiras específicas para ao Jogos de Londres. (Fonte:IstoÉ.com)

Um comentário:

  1. Isso é uma prova que movimentos organizados surtem efeitos espetaculares! Professor, parabéns pelo blog! Abraço!

    ResponderExcluir