Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

IPI: redução não deve ser prorrogada


 A dez dias do término da vigência da redução de alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para itens da linha branca, indústria e varejo estão pouco confiantes na prorrogação do benefício. A medida que reduz o imposto para o setor expira no próximo dia 31. Os presidentes da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Fernando de Castro, ainda têm expectativas que o acordo poderá ser prorrogado, mas afirmam que o governo não deu nenhum sinal nesse sentido.
Já para o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool Latin America, Armando Valle, é certo que a redução do IPI para a linha branca não será prorrogada. Ele reconhece que medida beneficiou a indústria e o nível de emprego já que a cadeia produtiva de linha branca é tão longa como a de veículos. "Ela tem o poder de alavancar a economia principalmente junto ao varejo porque quase 30% de suas vendas é de linha branca", diz o executivo da Whirlpool que reúne as marcas Brastemp, Consul, KitchenAid, entre outros.
"Não tenho expectativa de prorrogação porque, na última vez que houve renovação para dois meses, já ficou bastante claro que não se imaginava fazer novas renovações", afirma. Em dezembro de 2011, houve a primeira redução do IPI que duraria até março, quando foi prorrogada até junho e novamente até o final deste mês. Mas o setor, segundo ele, acredita que, em algum momento, o governo vai alterar o IPI para o setor de forma definitiva.(Fonte:Exame.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário