Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como se preparar para declarar Imposto de Renda pela 1ª vez

Inicialmente, gostaria de ressaltar a seguinte informação: o simples fato de existir imposto de renda retido na fonte sobre seus rendimentos de salário não é um fator que lhe obrigaria a apresentar uma declaração de imposto de renda.

Contudo, havendo imposto retido na fonte e deduções legais que suportem a redução do imposto, existem grandes chances de se recuperar parte do imposto retido ou até mesmo todo o imposto recolhido durante o ano.

Para verificar se você está obrigado a apresentar uma declaração de imposto de renda, no website da Secretaria da Receita Federal você poderá encontrar as situações mais comuns que obrigam os contribuintes a apresentar uma declaração.

Caso você se enquadre em uma situação que o obrigue a apresentar a declaração, desde já fique ciente que as declarações, normalmente, devem ser apresentadas entre os meses de março e abril, através de meio eletrônico.

Para facilitar o preparo da declaração procure organizar todas as informações que você possuir acerca dos rendimentos, deduções, bens, direitos e dívidas, de maneira que, no momento de preparo, nenhuma informação seja perdida ou esquecida.

Se houver dúvida no preenchimento de qualquer informação no formulário da declaração, procure ajuda para evitar futuras complicações.

Preparar uma declaração de imposto de renda pode parecer simples, más não é. Se assim fosse, a página contendo as perguntas frequentes (perguntas e respostas ou "perguntão") da Secretaria da Receita Federal não teria mais de 600 perguntas diferentes.

Persistindo alguma dúvida, busque orientação de um profissional. (Fonte: Exame.com/Rodrigo Paixão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário